O mundo off road está no Rumo Certo?

1. tem off road no rumo certo breno e marcelo em mafra sc - pessoal

Breno Rezende e Marcelo Mendes em Mafra (Foto: Dudu Mazzei)

Recebi o convite para escrever, aqui no Rumo Certo, sobre automobilismo. É claro que aceitei de imediato. E, para começar, vou contar como é a Mitsubishi Cup, o maior rally cross country do Brasil.

Mitsubishi Cup

No seu 16º ano, esse campeonato, organizado pela própria fábrica, continua despertando emoção em quem curte uma competição off road de automóvel. Sucesso fácil de explicar: descomplicado, bem organizado e com uma estrutura invejável, recebe pilotos e navegadores de todas as partes do país. Juiz de Fora colabora com vários competidores. Na última etapa, disputada em 9 de maio, em Mafra (SC), nossa cidade teve cinco participantes: o piloto Marcelo Mendes, tricampeão (2011/ 2012/ 2013) e vice no ano passado; seu ex-navegador e campeão ao seu lado em 2011, Weidner Moreira; seu atual navegador, Breno Rezende – parceiro no vice campeonato de 2014; além dos irmãos Laílson e Leandro Peracci, mecânicos da Equipe Smart, diversas vezes premiados como melhor equipe. É mole?

1. tem off road no rumo certo curva - pessoal

Foto: Dudu Mazzei

Na pista

A jornada de quem corre nas categorias Triton RS ou ASX-R começa na sexta-feira, véspera da corrida. São três voltas na pista, desenhada especialmente para o treino. São cinco quilômetros, em média. No dia seguinte, o “couro come”: as duplas dão três voltas de 30km cada, sempre dentro de fazendas, pista fechada, costurando geralmente plantações de cana. Se chover, lama pesada e pista escorregadia. Se der sol, poeira! Muita poeira e pista rápida. De um jeito ou de outro, a adrenalina corre solta e veloz.

 Sentou, correu!

Nessas categorias, os carros são alugados pela fábrica, que se encarrega da preparação dos veículos. Quando o piloto e o navegador chegam para disputar uma etapa, encontram o seu bólido prontinho: limpo, ajustado, abastecido, pneus calibrados etc. A dupla só precisa levar seus equipamentos de segurança. E dinheiro! Em contrapartida, tem toda a manutenção e ajustes feitos pela equipe de profissionais da Ralliart, dividão de competição da Mitsubishi. Quem corre de Triton ER ou de TR4 tem que levar toda a estrutura: seu próprio carro, peças, ferramentas, mecânicos etc.

1. tem off road no rumo certo dudu mazzei - pepê mazzei

Dudu Mazzei (Foto: Pepê Mazzei)

Fui contaminado

No começo de 2012, comecei a participar como mecânico e fotógrafo de uma equipe. LOUCURA! É como assobiar e chupar cana! Na terceira etapa, aceitei um convite de “só” fazer fotos e matérias das corridas. De lá para cá, foram mais de 22 etapas Brasil afora. Quilômetros e quilômetros de viagem. Sempre assim: no frio, na chuva ou no calor. Na lama ou na poeira. E, a cada dia, gostando mais. Nada de entediante, como corridinhas de F-1 pela TV nas manhãs de domingo, deitado no sofá. Prefiro as sete corridas da MIT CUP por ano, o contato com a galera nos boxes em bons bate-papos ou na beirada da pista, buscando o melhor ponto para fotografar os carros passando “na lenha”. Tenho o “sacrifício” de ter que comer as canelas pista adentro, com muito cuidado e segurança, levando meu pesado equipamento no lombo e torcendo para bons cliques. Perrengue? Sim, às vezes. Tesão? Sim, sempre!

Ih, antes que eu me esqueça: se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre as competições automobilísticas que eu participo, escreva para o Rumo Certo ou direto para mim. Quer ver minhas fotos? Procure no facebook Mazzei Fotos e Lobo Guará Rally Team ou no meu perfil, Alexandre Dudu Mazzei. Todas elas tem uma estória. Escolha uma e eu te conto. FUI!

 * Os acidentes de trânsito matam mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. Quer acelerar? Vá pra pista!

Alexandre Dudu Mazzei
Técnico de Mecânica
Proprietário da Oficina MK MUVUKA desde 1986
Fotógrafo e Jornalista
Tel: (32) 8704-3483 / e-mail: alexandremazzei@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *