O que é acupuntura

??????????????????????????????????????

Imagem: Reprodução / Doutíssima – Terra

Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste no estímulo de pontos determinados na superfície da pele, com  o objetivo de alívio de dores, recuperação global da saúde e prevenção de doenças. Quando realizada por profissionais capacitados, a acupuntura é um procedimento seguro e sem efeitos colaterais.

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. Utilizamos agulhas descartáveis, o que aumenta a segurança para médicos e pacientes, prevenindo a transmissão de doenças como hepatite e Aids.

Estudos clínicos demonstram que a acupuntura contribui para aliviar a dor crônica em até 85% dos pacientes. O exercício da acupuntura exige a elaboração de diagnóstico, prognóstico e aplicação das agulhas.

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão oriental. Os pontos são selecionados, então, de acordo com o diagnóstico. As agulhas ficam inseridas de vinte a trinta minutos, sendo retiradas em seguida.

Usualmente as sessões são realizadas uma vez por semana, mas casos agudos podem exigir sessões diárias. Em geral, a duração e a frequência do tratamento dependem do diagnóstico e do tempo de evolução da doença. Algumas doenças respondem ao tratamento com mais rapidez que outras, por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido se chegará a um resultado positivo.

acupuntura - rep blog saúde-joni

Imagem: Reprodução / blog Saúde!

As vantagens do método tem sido demonstradas no tratamento de diversas condições clínicas. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão as dores em geral, como lombalgias e cervicalgias, além das dores de cabeça, estresse, insônia, asma, distúrbios menstruais, sinusite, entre outras.

Todos nós conhecemos pessoas que procuram atendimento médico com vários sintomas desagradáveis, entretanto, após uma avaliação clínica e laboratorial, nenhuma alteração que justifique os sintomas é encontrada. Nesses casos, essas pessoas são diagnosticadas, na maioria das vezes de forma correta, como portadora de estresse e medicadas sintomaticamente.

Quando, nessas pessoas, procedemos a uma avaliação energética, na grande maioria das vezes encontramos alterações perfeitamente compatíveis com aqueles sintomas – e o melhor de tudo: com tratamento bastante eficaz. Esse é o melhor momento para tratar essas alterações com acupuntura, ou seja, na fase energética da doença, agindo de forma preventiva para que a mesma não se agrave.

A partir do momento em que os exames de laboratório e de imagem já apresentam alterações significativas, a acupuntura se torna uma técnica complementar no sentido de atenuar sintomas e diminuir a quantidade de medicamentos e seus efeitos colaterais. Há grande procura pela acupuntura, por se tratar de uma técnica simples, barata e com resultados fantásticos quando realizada de maneira adequada.

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *