PEDAL E CICLISMO: Bike, benefícios para a saúde e evolução da modalidade

evolução das bikes - foto juan cornejo herrera

Roberta Stopa na Copa Chile Internacional (Foto: Juan Cornejo Herrera)

A prática do ciclismo é considerada o desporto mais eficaz para a prevenção de problemas cardíacos, dando ao coração uma grande reserva de potência. Além desse benefício, pesquisas médicas constataram que o uso regular da bicicleta proporciona numerosas vantagens à saúde. A bicicleta funciona como agente libertador, ampliando o universo dos que a utilizam. Andar de bicicleta estimula a “glândula hipófise”, localizada na base do cérebro, fazendo-a aumentar de cinco a sete vezes o volume de secreção do hormônio do crescimento em relação a outros métodos.

Muito importante também é a contribuição do ciclismo como agente preventivo. O uso diário da bicicleta é uma das armas contra a obesidade, pelo simples aumento dos gastos calóricos. Da mesma forma, previne contra os vícios de postura porque, além da ativação dos membros inferiores, fortalece a musculatura como um todo, incluindo membros superiores, tronco e pescoço.

A ação preventiva do ciclismo ajuda, ainda, a evitar ou controlar doenças do tipo metabólico, como o excesso de açúcar no sangue, problemas cardíacos, por fortalecer a musculatura do coração, e a osteoporose – processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo, que ocorre em um apreciável número de pessoas, especialmente após os 45 anos de idade, tornando-se rarefeito e menos resistente.

bicicletada de domingo (mais bikes) - div mobilicidade jf

Bicicletada de Domingo – “Ciclofaixa na Avenida”, em Juiz de Fora (Foto: Divulgação / Mobilicidade JF)

Por simples prazer ou conscientização desses benefícios, a bicicleta proporciona lugares cada vez mais repletos de ciclistas, em finais de semana ou mesmo em dias úteis.

Evolução do ciclismo

Ciclovias, ciclofaixas, uma campanha massiva da mídia e do governo em prol da bicicleta e da sustentabilidade estão fazendo com que um número cada vez maior de pessoas se interesse pela bicicleta, seja como cicloturismo ou alto rendimento. É inegável que as grandes cidades estão sofrendo uma transformação e mudança no cotidiano aos poucos. Foram necessários muitos protestos e vítimas fatais para que essa campanha fosse colocada em prática e uma nova postura fosse adotada pelo poder público.

Bicicleta é a tendência do momento. Com toda a onda de sustentabilidade, meios de proteger o meio ambiente e métodos de poluir menos, essa é a opção que todos escolhem. Hoje em dia, ela não é só vista como um “hobby” e um esporte, mas como um meio de transporte verde e uma junção de praticar atividade física, alcançar o destino mais rápido e contribuir para melhorar o meio ambiente.

Na última década, ou especificamente nos últimos cinco anos, o mercado brasileiro de bicicletas sofre uma grande revolução. O ciclista brasileiro é muito bem servido de produtos hoje. Os nacionais melhoraram muito e tem bastante produto bom disponível. No nível dos negócios, o setor tem se organizado com associações e entidades que trabalham para melhorar o segmento profissional e, consequentemente, as condições dos usuários. As bicicletas estão com muito mais qualidade e os atletas profissionais nacionais estão ocupando seu espaço no cenário mundial. Que venham as Olimpíadas 2016!!

Beijocletas, e até a próxima!

Roberta Stopa
Atleta Profissional de Mountain Bike e Treinadora
Graduada em Educação Física pela Faculdade Metodista Granbery
Tel:  (32) 8801-6650 / falecom@robertastopa.com.br
Patrocínio: Damatta/Dabomb/X-Fusion
Co-patrocínio: Cadu Polazzo/Thule//Bagal Bikes/No Limits
Apoio: X-Pedo/Maxxis-Calypso/Nuun/Honey Stinger/MOB
Parceiros: FECIERJ/Studio Way3/Las Casas/Projeto TopFisio/Brasil Ride

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *