Premiação do Ranking G10 Zona da Mata acontece nesta sexta

*Reportagem: Priscila Oliveira

Um ano atrás, um projeto sonhado durante muito tempo ganhava forma. Era 24 de novembro de 2018. O Ranking G10 Zona da Mata saía do papel e da mente de seus idealizadores, e era lançado durante um coquetel de apresentação em Goianá. Juntos, representantes de dez municípios firmavam, perante a convidados e parceiros, o acordo que movimentaria atletas de toda a região. Agora, essas mesmas pessoas fazem contagem regressiva para encerrar a edição de estreia com chave de ouro, premiando os corredores que se destacaram ao longo da primeira edição do circuito. A cerimônia acontece nesta sexta-feira, 20, a partir de 19h, no Clube dos Repentinos, em Guarani.

Luiz Carlos Lanini (quinto de pé da esq. para dir.) reuniu dez municípios para a criação do circuito regional, lançado no dia 24 de novembro de 2018 (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Coordenador de Esportes de Goianá desde 2013, Luiz Carlos Lanini foi quem deu o pontapé inicial nessa jornada. “Quando entrei na Prefeitura, eu não tinha experiência nessa área do atletismo. Então, fiz a primeira corrida de Goianá – tive até que terceirizar o trabalho e ficar olhando como fazia, porque eu não sabia nada. Porém, fiquei decepcionado, pois tivemos apenas 108 atletas. Desde então, ficava pensando por que as corridas da região ficavam tão vazias e as de Juiz de Fora, tão cheias. E fui amadurecendo essa história”, lembra.

Grato pela liberdade de trabalho na atual gestão do município, ele decidiu tentar montar um ranking, pensando que talvez daria certo. “As ideias foram fechando. Chamei algumas pessoas para uma reunião, e fiquei com medo de não aparecer ninguém. Mas, todo mundo veio, gostou da proposta e, a partir daí, fomos acertando como isso seria feito – sempre pensando que o mais importante era atrairmos primeiro as equipes de corrida, e quem viesse de fora agregaria ainda mais. Foi assim que a coisa começou a crescer”. E complementou: “O objetivo era criar essa cultura do esporte na região. Em Goianá, por exemplo, todo mundo tinha vergonha de correr – só tinha o José Mendes na época. Então, fui convidando e contagiando os moradores. Hoje, temos uma equipe com quase 30 integrantes, além das pessoas que pedem para entrar”, conta Luiz Carlos, que também é responsável pela equipe Puma Goianá.

União de forças

Além de sua terra natal, Lanini reitera que Guarani, Cataguases, São João Nepomuceno, Piraúba, Mercês, Rio Novo, Goianá, Coronel Pacheco, Bicas e Chácara uniram forças, fizeram a competição acontecer e desafiaram os entusiastas da modalidade em aproximadamente 100km, entre os meses de março e novembro. “Nossa ideia era, humildemente, sair dessa faixa de 80 a 110 atletas, porque as corridas da região só ficavam nisso. A princípio,  o que eu almejava era passar para pelo menos 200, mas o sucesso foi tão astronômico, que surpreendeu a todos nós, organizadores. Não tivemos nenhuma etapa com menos de 400 participantes. Isso é impressionante”.

A exemplo de Goianá, todas as etapas tiveram pelo menos 400 participantes, o que surpreendeu a todos os organizadores (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Às vésperas do encerramento oficial da temporada, a sensação de dever cumprido se une ao propósito de expandir e melhorar o Ranking cada vez mais. “Estamos afunilando alguns quesitos e dando uma peneirada no que precisa ser aperfeiçoado, sempre tendo como pontos principais a divulgação do esporte, o incentivo à participação das crianças nessa prática e a valorização dos atletas. Quem abraçou essa causa já está colhendo bons frutos. 2020 tem tudo para ser um ano promissor, de tranquilidade e com mais sucesso ainda”, finaliza o Coordenador de Eventos do G10.

Contemplados

A cerimônia de premiação, que inclui bufett e música ao vivo, é voltada apenas para os atletas que ficaram entre os melhores da Zona da Mata em 2019, com a ressalva de terem disputado pelo menos seis etapas. Eles já foram contactados pela organização para a retirada dos convites, que são individuais. Pelo desempenho ao longo do ano, receberão troféu e certificado os cinco primeiros colocados gerais (com direito à premiação em dinheiro), das faixas etárias e da categoria PCD (Pessoas com Deficiência), masculinos e femininos. Veja o regulamento!

CLIQUE AQUI para acessar a lista de premiados do G10 em 2019.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica do Ranking G10 Zona da Mata 2019 e 2020.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *