Quais são os alimentos de origem vegetal ricos em proteína?

Muitas pessoas acreditam que somente os alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem proteínas. Porém, temos vários alimentos de origem vegetal, que, além de proteínas, possuem em sua composição vitaminas e minerais, e baixo valor calórico.

Alguns exemplos são:

- Quinoa: Pode ser consumida em grão, cozida (substitui o arroz) ou em flocos, como ingrediente em um suco, vitamina ou fruta. É rica em proteínas e vitaminas do complexo B.

- Grão de bico: Inclua-o cozido no almoço ou jantar como substituto do feijão, que também é uma boa fonte proteica. Ele também pode ser usado como petisco assado e como ingrediente de preparações como hambúrguer de grão de bico, “homus tahine” ou falafel.

vegetais com proteínas - rep vegetarianos

Imagem: Reprodução / Vegetarianos

- Lentilha: É outra excelente opção para variar com o feijão e o grão de bico no almoço e jantar, e também pode ser usada em sopas.

- Espinafre: Um dos vegetais com maior teor de proteína, é muito rico em vitaminas e minerais, podendo fazer parte de sua rotina alimentar combinado com omeletes, sucos ou refogado.

- Brócolis: Também é um vegetal de baixo valor calórico e rico em proteína e nutrientes. Pode ser usado cozido ao vapor e, ainda, com arroz.

- Amêndoas: Fonte de proteína, de gordura de boa qualidade, vitaminas do complexo B e de magnésio. Faça um mix de oleaginosas contendo amêndoas e utilize como opção de lanche intermediário.

É importante procurar um nutricionista para que ele organize seu plano alimentar com as quantidades, horários, melhor forma de preparo e combinações com outros alimentos, para aproveitar melhor os nutrientes.

Até a próxima!

Anelisa Marques de Rezende
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – VP (Unicsul) – RJ
CRN 9/16641, Tel:  (32) 8896-7207
anelisa.rezende@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / Vegano pelo Mundo

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