Respiração na corrida

respiração na corrida - rep agcrs

Imagem: Reprodução / AGCRS

Qual é o certo, respirar pelo nariz ou pela boca? Essa é uma dúvida recorrente entre os corredores. A resposta, no entanto, é que não há regras para definir o seu padrão de respiração. Mas, algumas dicas podem ajudá-lo a aumentar a obtenção de oxigênio e, consequentemente, melhorar o rendimento.

A respiração é fundamental para que o corredor tenha um bom rendimento durante os treinos e competições. Melhorar a maneira como você inspira e expira o ar pode permitir que você vá mais longe ou rápido, de acordo com o seu objetivo. Isso porque, ela eestá diretamente ligada ao rendimento do corredor. É através da respiração que se dá o aporte necessário de oxigênio para a realização da atividade física – e ter a capacidade de suprir essa demanda faz com que você tenha um melhor aproveitamento e desempenho na corrida.

Mas, fique atento: conforme a corrida  fica mais intensa, há hiperventilação e o controle respiratótio ficará muito mais difícil. Por isso, o ciclo constante deve ter a inspiração e expiração em tempos parecidos. Além disso, expirar pela boca e se concentrar em exalar totalmente o ar ajuda a eliminar mais dióxido de carbono e a inalar mais profundamente.

respiração na corrida - rep blog erick melhore a vida

Imagem: Reprodução / Blog Professor Erick – Melhore a Vida

Tente ritmar a respiração com a passada. Por exemplo: tente dar três passadas a cada respiração, e mais duas passadas para cada expiração. Dessa forma, você condiciona o corpo a inalar mais oxigênio e a exalar mais dióxido de carbono. Deixe o ciclo respiratório o mais constante e confortável possível. Tente correr em um ritmo em que você possa respirar facilmente. Reduza a velocidade se estiver faltando ar. Se você relaxar e diminuir o ritmo, essa sensação ruim de sufocamento vai entrar nos eixos naturalmente. Se você tem problemas respiratórios, como asma e bronquite, cuidado com o horário e o tempo quando treinar. Eles podem interferir diretamente no seu rendimento. Portanto, evite correr em temperaturas muito baixas e quando o ar está muito seco.

Pouca gente sabe, mas, além do condicionamento físico, o fortalecimento dos músculos que auxiliam o movimento respiratório – abdômen, diafragma, intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (costas) – também permite uma melhora na respiração. Por isso, faça exercícios de fortalecimento para essa região nos treinos de musculação.

Vamos nos cuidar, e bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *