Ronaldo da Costa é presença especial na rústica que o homenageia em Descoberto

*Reportagem: Priscila Oliveira

Entre os grandes nomes do atletismo brasileiro figura uma verdadeira lenda na história mundial da modalidade. Atualmente com 49 anos, Ronaldo da Costa ganhou visibilidade nacional ao vencer a Corrida de São Silvestre, em 1994. Daí para frente, alçou voos que o levaram à Argentina, onde conquistou bronze nos 10.000m dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995; e aos Estados Unidos, onde disputou, na mesma distância, os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Porém, seu momento de glória aconteceu na Alemanha, mais especificamente na Maratona de Berlim, em 1998, onde estabeleceu um novo recorde mundial ao completar os 42,195km em 2h06min05s, se tornando nada mais, nada menos do que o primeiro atleta a correr essa distância com ritmo inferior a 3 minutos por quilômetro. Um feito tão grande, que quase 22 anos depois ainda continua sendo a melhor marca de um representante da América do Sul em maratonas.

Ex-maratonista volta à terra natal como anfitrião do evento que tem largada onde ele correu a primeira prova de sua vida (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

É com esse currículo de peso que o caçula entre 11 irmãos volta à terra natal neste domingo, 15, para ser homenageado no evento que leva seu nome. A Corrida Rústica Ronaldo da Costa chega à segunda edição, reunindo cerca de 200 participantes, com largada e chegada na Praça Sebastião Teixeira Lopes Lima, às 8h, em Descoberto. Os percursos são de 6km e 10km (Veja fotos!). Para o anfitrião, o local abriga memórias especiais. “Minha primeira corrida foi no dia 30 de maio de 1987, às 16h. Comecei a correr através de um cartaz que vi na Prefeitura. O que me chamou a atenção foi que o prêmio era 1.500 cruzeiros e um rádio de pilha. Foi aí que começou minha história no atletismo”, lembra.

Orgulhoso por ter viajado o Brasil e o mundo praticando o esporte que mudou os rumos de sua vida, Ronaldo calcula ter conhecido pelo menos 30 países. Estudante de Educação Física e residente em Brasília (DF) desde 2012, ele se divide entre o trabalho, a faculdade e uma agenda repleta de eventos. Mesmo rodando o país para participar de corridas e dar palestras para crianças e jovens estudantes, a oportunidade de retornar às origens é sempre bem-vinda. “Fico muito feliz em voltar à minha cidade para receber essa homenagem novamente. É uma satisfação ter a 2ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa, porque a praça foi onde tudo começou – e ela continua linda, maravilhosa! Em 2018, a corrida foi muito bem organizada e tenho certeza que esse ano vai ser melhor ainda. Vamo que vamo”.

Praça Sebastião Teixeira Lopes Lima concentra toda a programação, voltada para adultos e crianças  (Foto: Raymundo P. Netto/Mapio.net)

Atrações

Realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Descoberto, a programação começa às 7h, com entrega de número de peito e chip. Os 150 primeiros inscritos também recebem camisa. Hidratação no percurso, medalha para todos que completarem o trajeto, frutas e açaí no pós-prova estão entre as atrações. Em ambos os percursos, sempre nas categorias masculinas e femininas, os cinco primeiros colocados gerais e da categoria Cidade, bem como os três melhores de cada faixa etária (5 em 5 anos), entre os atletas PCD (Pessoas com Deficiência) e a maior equipe serão premiados com troféu.

A coordenadora de esportes do CRAS, Sayonara Fortunato, salienta que a ansiedade para domingo é enorme. “A expectativa só aumenta enquanto as horas passam. Para nós, descobertenses, é de muito valor poder homenagear o Ronaldo, que realizou grandes feitos no atletismo. Estamos preparando uma verdadeira festa do esporte para brindar não só nosso recordista, mas os atletas da cidade, região e toda a população. Entre as ações do evento, também contaremos com o bom gosto e estilo musical do artista local Gui Teixeira”, destaca.

Uma das responsáveis pelo evento, ela ainda faz questão de dedicar a programação a toda a equipe envolvida. “Nossos agradecimentos especiais ao CRAS e Prefeitura de Descoberto, patrocinadores, equipe de corrida Velozes & Furiosos Runners, ao Ronaldo pela presença e a todos os atletas inscritos. Que venha a largada!”.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a 2ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica deste evento.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *