Rústica de Goianá tem vitória de Jocemar Corrêa e Bete Sabino

* Reportagem: Priscila Oliveira

Doze quilômetros de percurso deslumbrante por algumas das mais belas paisagens da Zona da Mata. Esses foram apenas alguns dos atrativos da 1ª Corrida Rústica de Goianá, que agitou o município de mesmo nome, na manhã deste domingo, 05. Cerca de 280 atletas, de dezenas de cidades, se desafiaram na prova, com largada e chegada na Praça Aimbiré de Paula Andrade, no centro. O tradicional trajeto da então Corrida do Expositor teve Jocemar Corrêa (Visão de Águia, 39min51s), de Juiz de Fora, e Bete Sabino (Nativos, ), de São João Nepomuceno, como campeões dessa nova disputa.

Volta ao topo

Preocupado com uma lesão sofrida dias atrás numa meia maratona trail run, o juiz-forano comemorou a volta ao topo dos pódios e o início de um novo ciclo de treinamentos. “Prefiro correr cross country, porque gosto de fazer força e participava muito de prova assim quando treinava no Exército. Sempre aproveito esse tipo de corrida, pois ela te obriga a fazer bons tempos. Foi a primeira vez que corri aqui e achei muito bom. Gostei do percurso – como choveu, ficou melhor, por ser mais difícil. Ano que vem, se Deus quiser, vou voltar”, comemorou.

Representantes de Juiz de Fora e São João Nepomuceno chegaram na frente com vantagem (Foto: Hugo Keyler)

E completou: “Vim para cá um pouco preocupado com a lesão que tive nos últimos dias. Fazia um tempo que eu não sabia o que era ser primeiro numa corrida e acho que isso é um incentivo para ver que o treino está melhorando. Voltei a treinar com o Dr. Henrique Vianna – com quem eu treinava dez anos atrás”.

Já para a campeã da categoria feminina, a vantagem com que faturou a primeira colocação coroou a vitória. “A prova foi excelente demais. Perfeita! O tempo estava fresco e ajudou muito, porque não precisei fazer muito esforço. Percurso tranquilo, com alguns trechos de barro, mas parei um pouco, andei e deu para correr bem”, destacou. A são-joanense ainda fez questão de desfrutar o percurso ao máximo. “No meio do caminho veio uma neblina, lavei o rosto e senti mais ar, para poder puxar mais a corrida. O visual foi muito legal – deu para admirar todos os lados e curtir bastante a paisagem, que foi maravilhosa! Gostei muito”.

Outros pódios e incentivo ao esporte

Matheus Batista, Wesley Gomes, Luciano da Silva Lopes e Rogério Filho (Super Amigos) completaram o pódio geral masculino do segundo ao quinto lugares, enquanto Márcia Guimarães, Vera Lúcia Alvim, Andreia Oliveira e Keliany Alves garantiram as mesmas posições entre as mulheres. Nas duas classificações, houve premiação em dinheiro, bem como entre os destaques da Cidade, vencida pelo casal José Amâncio Mendes (Puma Goianá, 45min31s) e Lucinéia Mendes (Puma Goianá, 1h). Entre as equipes, a Nativos, de São João Nepomuceno, garantiu o título de maior grupo, com 43 atletas.

Evento reuniu cerca de 280 atletas em Goianá. Corridas tem fomentado a modalidade no município (Foto: Hugo Keyler)

Confira todos os resultados da 1ª Corrida Rústica de Goianá.

De acordo com o o coordenador de Esportes de Goianá, Luiz Carlos Lanini, os desafios realizados na cidade têm sido de grande valia no incentivo à corrida junto aos habitantes. “Como sou ex-atleta e hoje me dedico à essa modalidade, valorizo muito o atleta, o ser humano e essa categoria, que é tão esquecida no país, onde só se valoriza o futebol. No ano passado, a Corrida do Expositor deu cento e poucos atletas e, dessa vez, tivemos quase 300. Isso poque temos aquele calor humano – servimos um cafezinho, um biscoito, perguntamos a um e ao outro, toda hora, se está tudo bem; ou seja, procuramos agregar tudo isso. Nossa equipe está crescendo muito (somos 35 atletas), as crianças estão participando e também vamos fazer corrida infantil daqui para a frente”, enfatizou.

Para ele, o valor acessível nas inscrições oportuniza o esporte e, assim, fomenta cada vez mais o atletismo na região. “Em dezembro, vamos encerrar o ano com a 3ª Corrida da Emancipação de Goianá, que marca a data do aniversário da nossa cidade. Queremos fazer uma prova mais chique ainda do que essa. Inscrições em breve! Mas, antes, dia 02 de setembro, nossa comissão organizadora vai fazer a 1ª Corrida Rústica da Independência, em Coronel Pacheco. São 7km, no valor de R$30. Estão todos convidados”.

CLIQUE AQUI para se inscrever na 1ª Corrida Rústica da Independência.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica deste evento.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *