SEL divulga classificação parcial do Ranking de Juiz de Fora

* Priscila Oliveira

IMG_5199

Daniel Fontinelli coordena as rústicas locais (Foto: Hugo Keyler)

Passadas seis etapas do 29º calendário de Corridas de Rua de Juiz de Fora, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), através do coordenador do Ranking, Daniel Fontinelli, divulgou, na noite desta segunda-feira, 17, a classificação parcial da temporada de rústicas locais. Ele salienta que os participantes devem ficar atentos aos critérios utilizados na pontuação de cada categoria, tanto nos resultados gerais quanto por faixas etárias, equipes e atletas Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), sempre masculinos e femininos.

“Na Classificação geral, pontuam os 20 primeiros colocados por prova, de acordo com a tabela de pontuação contida no regulamento geral; na faixa, pontuam os 10 primeiros de cada corrida; entre os PNEs, utiliza-se a tabela de pontuação das faixas etárias; e, por equipes, pontuam os 50 primeiros, tanto no geral masculino quanto no feminino”, esclarece. Qualquer dúvida deve ser encaminhada ao e-mail rankingdecorridasjf@yahoo.com.br.

DSC_0064

Equipe Vem Correr (verde) é a primeira dos grupos masculinos (Foto: Hugo Keyler)

“Regularidade” que reflete na liderança

Para Fontinelli, o saldo do Ranking até aqui é extremamente positivo. “Digo que ele está mais disputado agora, em relação aos anos anteriores, pois há uma diferença bem pequena no geral, nas faixas etárias e entre as equipes. A disputa está aberta e deverá se estender até a última corrida do ano. A classificação também mostra que a regularidade nas provas tem contado muito, já que, mesmo não vencendo provas, alguns atletas estão bem classificados por estarem sempre chegando em boas posições”.  Esse é o caso dos líderes  Jocemar Corrêa (Vidativa/ Clientt/ Set Jato, 140 pontos) e Danielle Fávero (Vidativa, 136) – ele, campeão da Meia Maratona, em junho, e ela, com o título da Saúde Suprema, em abril.

Por equipes, Vem Correr (1903) está à frente das masculinas e Vidativa Consultoria Esportiva (1581), das femininas. Entre os Portadores de Necessidades Especiais, Maria da Consolação e Cláudio Nunes são os primeiros da categoria Visual B1; Bruno Guedes e Monique Jobim, da Visual B2; Leonardo Andrade, da Intelectual; Fabrício Jobim e Hionara Botti, da Visual B3; José Carlos Florentino, da Membro Inferior; Felipe Lima e Letícia Nunes, da Cadeirante; Alexandre Rosa, da Membro Superior; e Jadir Silva, da Auditivo. Já a classificação das equipes PNEs deve ser lançada nos próximos dias.

Correndo cada vez mais rápido

11800575_1642200819351774_8356094061460902117_n

Danielle Fávero  lidera a classificação geral feminina (Foto: Hugo Keyler)

Juiz-forana com orgulho, Danielle Fávero, 33, se alegra pelos resultados ao longo de três anos de dedicação ao esporte. “Eu já sabia que era líder e estava falando para todo mundo. Contei meus pontos a cada corrida, mas, para este ano, minha meta era fazer pódio nas corridas que ainda não tinha feito – Suprema, Speed of Sound, Granbery, Meia Maratona e a Fogueira, que era um sonho, um pódio muito importante para mim, pessoalmente falando, e agora ficou para o ano que vem”, explica.

Grata pelo incentivo do amigo-corredor Marcos Marinho (Super Amigos), que lhe mostrou os benefícios da corrida em 2012, a atleta esbanja otimismo para os próximos desafios. “A meta continua: tentar fazer pódios nas próximas corridas e melhorar cada vez mais meus tempos. E tem dado certo. Tenho treinado bastante, seguindo a planilha de treino e a planilha de nutrição. Estou muito feliz com meus resultados até aqui. Nunca tinha pensado na hipótese de vencer o Ranking. Estou surpresa. Eu só penso em pódio e correr cada vez mais rápido, porque amo correr. Me encontrei nesse esporte”.

Planejamento para a reta final

Realizadas as corridas da Saúde Suprema, Speed of Sound, do Granbery, Meia Maratona, do Asfalto de Chácara e Nota 10, e com o cancelamento da Corrida do Norte, que seria realizada em 16 de agosto, o 29º Ranking de Juiz de Fora agora dá continuidade ao segundo semestre, tendo como próximas etapas a 1ª Corrida Fripai (20/09), 3ª Corrida Solidária da Ascomcer (04/10), 2ª Corrida da Conquista (25/10) e 1ª Corrida da ADJF (22/11). Quem encerra a temporada 2015 é a 1ª Corrida da Tecnobit, no dia 06 de dezembro. “A expectativa é de que, sabendo sua classificação atual, todos possam planejar melhor as próximas cinco etapas, fazendo cálculos do que precisam fazer para ficar entre os 10 primeiros no geral ou entre os 5 primeiros na faixa, para serem agraciados com a premiação no final do ano”, encerra o coordenador do Ranking.

Clique AQUI para acessar o Regulamento e conferir a classificação parcial do 29º Ranking de Juiz de Fora.