Tetracampeão do Ranking, Eberth Silva garante segundo pódio geral em maratonas

* Reportagem: Priscila Oliveira

Ele já perdeu as contas de quantas disputas encarou desde que começou a correr, em 2007. Porém, entre os títulos mais importantes está o de tetracampeão do Ranking de Juiz de Fora e uma série de pódios em algumas das principais provas do país, com destaque para o bom desempenho em competições pelo Espírito Santo. Na galeria de conquistas mais recentes, Eberth Silva (Fripai/O2) comemora o 4º lugar geral em duas das maratonas mais importantes do país: a de Porto Alegre (RS), em junho, e de Salvador (BA), no último domingo, 23.

Eberth Silva em uma das muitas vitórias juiz-foranas. Título mais recente foi de 4º colocado geral na Maratona de Salvador (Foto: Hugo Keyler/arquivo RCO)

“Como fiz uma boa estreia nesse tipo de prova em Porto Alegre, e consegui me recuperar muito rápido, conversei com o meu treinador e fizemos outro ciclo para a Maratona de Salvador – que foi um pouco mais difícil, pois o forte calor prejudica o rendimento. Mas, graças a Deus, deu tudo certo! O objetivo era estar no pódio. Fiquei muito satisfeito”, revela. O atleta, de 26 anos, cruzou a linha de chegada soteropolitana em 02h31min.

Fórmula de sucesso

Acostumado a correr as mais variadas distâncias, o representante de Coronel Pacheco encontrou a fórmula ideal para se sair bem nos 42km. “Tenho muita facilidade em treinar para maratonas. Me adaptei muito bem ao grande volume de treinos que precisa ser feito e consigo me comportar muito bem durante a corrida. Tem que ter muita calma e paciência, porque qualquer erro pode estragar a prova e toda a preparação”.

Após resultados tão expressivos, Eberth já planeja os próximos passos. “Agora é recuperar e voltar o foco para as provas menores e fazer um novo ciclo para estar melhor ainda nas próximas maratonas, ano que vem. Ainda não tenho nenhuma corrida mais próxima em mente, mas é sentir o corpo e a recuperação para voltar aos trabalhos, encerra.

 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *