Top 10 Mundial: Mineiros de Piau e Lavras comemoram títulos no XTerra Havaí

* Priscila Oliveira ; Fotos: arquivo pessoal

O Campeonato Mundial do XTerra na categoria Half Trail Run (21km), realizado no último domingo, 03, em Kualoa, no Havaí (EUA), é motivo de grande festa para os representantes do Brasil, que não só marcaram presença na disputa, mas ainda garantiram excelentes resultados. Os maiores destaques são os atuais campeão e vice do circuito nacional, os mineiros Antônio Gonçalves (Apuã Vertical/ Quadrante Imóveis/ Ipê Mall), de Piau, e William Paiva (Moove/ ABA G’Minas/ Mais Aventura/ JPmoveis/AGranel/ LTC/ FitMais/ Salomon), de Lavras.

xterra havaí antonio chegada - div

Antônio Gonçalves chegou na 5ª colocação, garantiu pódio geral e já pensa em voltar à disputa no ano que vem (Foto: Divulgação)

Sempre focado

Aos 27 anos, o corredor da Zona da Mata alcançou dois grandes objetivos este ano: chegar ao topo do circuito XTerra Brazil e fazer bonito na etapa Mundial. “Foi um percurso de trilha, mas com 80% de estradão. Largamos bem e teve uma curva que pegava o mar, onde o vento jogava a gente para trás. Trajeto bem organizado, bem marcado, com boa hidratação. Morro bem pesado do Km 14 para o Km 15, e uma trilha onde quase ninguém corria no Km 16, porque era bem pesada, escorregadia e que atolava”, lembra Gonçalves.

Para o piauense, apesar das dificuldades, o maior desafio de sua trajetória esportiva trouxe sabor “quero mais”. “Levei muitos tombos, mas, graças a Deus, deu para fazer uma boa prova. Talvez, se tivesse tirado 3 segundos por quilômetro do quarto colocado, eu tinha pegado, mas achei que estava em 3º lugar, porque confundi dois atletas dos 10km com os dos 21km. De qualquer forma, está bom. Deu para ficar em 5º e agora é foco para o ano que vem. Vou com tudo e voltar para o Havaí em 2018 para chegar pelo menos entre os dois primeiros do Mundial”.

Realização pessoal

Natural de São João del-Rei, mas com residência fixa em Lavras há dez anos, Paiva se dedica às corridas desde 1996 e comemora com carinho o vice-campeonato no XTerra brasileiro, além de atingir a meta de ficar entre os melhores atletas da disputa havaiana. “Essa foi minha primeira competição internacional. O nível da prova foi muito alto e a pressão era muito grande. A gente olhava para os lados e se deparava com atletas de vários países. Todos que estavam ali tinham sua história. Fiz uma retrospectiva muito grande da minha vida e de quão significativo era representar meu país naquela competição”, ressalta.

william paiva dinossauro - pessoal

Em 6º geral e campeão por faixa, William Paiva se orgulha por ter representado o Brasil na prova (Foto: arquivo pessoal)

Conseguindo correr entre os oito primeiros colocados gerais em boa parte da meia maratona off-road, ele se lembra das trilhas escorregadias e fica agradecido por poder estar num ambiente com inúmeras belezas naturais. “O lugar é magnífico, de encantar qualquer ser humano. Fiquei em 6º geral, ganhei minha faixa etária e estou muito feliz com meu resultado, visto que não sou um profissional. Sou uma pessoa que trabalha, que tem preocupações, mas que procura se dedicar à essa paixão que é a corrida de aventura nas horas de descanso. Essas provas me fizeram atravessar o mundo, conhecer culturas e crenças diferentes”.

Alerta

Através das conquistas pessoais, os dois aproveitam o momento para chamar atenção para outra questão em comum e importante: a falta de patrocínio. “Mesmo com pouco apoio dos nossos governantes, nunca deixamos de lutar e sempre demos o nosso melhor, mesmo com as dificuldades. Quem sabe agora teremos uma visão maior do nosso esporte. Agradecemos aos nossos patrocinadores, porque, sem eles, não estaríamos no Havaí”, salienta Antônio.

Na mesma linha, William complementa. “Espero que, com esse trabalho, as portas se abram, pois as atitudes dos nossos governantes deixam muito a desejar. Nós, como atletas amadores, temos que nos desdobrar para conseguir fazer nossas competições”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *