TREINO DE ARRANCADA JF: Disputas em mata-mata acontecem neste sábado, 29, na Estrada de Caeté

Pilotos de toda a região se reúnem em várias categorias numa pista de 210 metros

Esta é a segunda arrancada do ano na cidade (Foto: Divulgação)

Esta é a segunda arrancada do ano na cidade (Foto: Divulgação)

Os carros mais turbinados da região tem um encontro marcado neste sábado, 29, na altura do número 2.000 da estrada João Custódio Veloso, mais conhecida como Estrada de Caeté, em Juiz de Fora. Cerca de 80 veículos são esperados no Treino de Arrancada JF, que acontece de 12h às 15h, seguido de um mata-mata nas categorias TR, DTR, R888, TA, TT, Import, 1.0 e DO, até às 18h, numa pista com 210 metros. As inscrições podem ser feitas no próprio local pelo valor de R$ 50 por piloto, e de R$ 10 por cada pessoa que quiser acompanhar as disputas, realizadas em uma espécie de aeroporto particular.

O organizador, Washington Sabrino, explica que já está acostumado a tomar frente de eventos como esse na cidade. Este ano, a primeira edição da Arrancada ocorreu em 8 de fevereiro, quando pelo menos 70 veículos disputaram as melhores posições em meio a um público formado por mais de 800 pessoas.

Dessa vez estamos fazendo um pouco diferente, porque terá o mata-mata depois do treino. Cada categoria será dividida e sortearemos os carros para saber quem vai se enfrentar. Quem perde sai da disputa, até sabermos quem será o campeão de cada categoria”.

Sabrino conta que o Treino de Arrancada JF traz outras mudanças. “Esse evento não é feito mais na rua, como os antigos. Assim, oferecemos mais segurança e conforto ao público e aos pilotos. Muitos deles vem de outros municípios, como Barbacena, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Teresópolis e vários lugares. Prezamos muito por isso e chegamos até a ligar ou encontrar cada um dos participantes para convidá-los e fazer com que eles estejam nessa festa com a gente”, finaliza.

Mata-mata entre as categorias promete agitar o público (Foto: Divulgação)

Mata-mata entre as categorias promete agitar o público (Foto: Divulgação)

Orientações

Para participar das disputas, os pilotos precisam ser maiores de idade, possuir carteira de habilitação, usar capacete e cinto de segurança, e estar com o extintor do veículo dentro do prazo de validade. Além disso, os competidores estão proibidos de ingerir bebida alcoólica, sob pena de eliminação por descumprimento dessa norma. Os primeiros colocados por categoria recebem troféu e todos os inscritos concorrem a brindes.

Confira abaixo as especificações dos veículos por categoria:

* TR (Turbo Rua): proibido retirar os bancos, o uso de “intercooler” ou “ice cooler” e cabeçote 16 válvulas, a não ser que for veículo com cabeçote 16v ou 20v de fábrica; permitido o uso de injeção eletrônica original do veículo e carburador nacional (Weber 40.44.46 proibido); permitido o uso de injeção eletrônica original do veículo e 1 bico auxiliar; proibido injeção programável; liberada alavanca de câmbio; proibido o uso de “booster” eletrônico Fuel Tech e CO2, e “gear controler”; escapamento livre; proibido o uso de “camber plate”; os pneus devem possuir a classificação DOT RADIAL com medidas de largura máxima de 215mm e mínima de 165mm – eles devem estar em bom estado de conservação e ter pelo menos 2mm de suco na superfície de contato com o solo, medidos sobre o TWI; proibido o uso de pneu Toyo R888, Yokohama, Slick, Advan A048, Kunho, Maxxis Victra ZR-9 e similares; Maxxis MA Z1 liberado; Maxxis I Pro e outros radiais liberados; permitdo até 2 bombas de Mercedes.

* DTR (Dianteira Turbo Radial): equipamentos eletrônicos liberados; pneus radiais com medida máxima de 225/65 até aro 20; proibido o uso de pneus Yokohama-Toyo, Slick ou similares; obrigatório cabo de reboque na parte dianteira, devidamente sinalizado.

* R888: equipamentos eletrônicos liberados; proibido o uso de pneus importados, exceto R-888, A-048 Advan/Yokohama, Slick e Maxxis Victra ZR-9; medida até 225.

* TA (Traseira Aspirada): pneu e injeção programável liberados.

* TT (Traseira Turbo): pneu, eletrônica e injeção programável liberados.

* Import (Importado): carro importado turbo ou aspirado original de fábrica; permitido fazer “up grade” nos carros; Honda Si e Honda Vti, mesmo não sendo importados, mas aspirados, também estão liberados; proibido pneu de qualquer modelo a não ser Radial.

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