Variados tipos de treino para corrida

treinos de corrida - rep dicas de corrida

magem: Reprodução / Dicas de Corrida

Hoje em dia, existem diversas formas de treinamento para melhora do desempenho de corredores. Tanto iniciantes quanto atletas amadores e profissionais devem estar cientes de que o treinamento é base de tudo para o condicionamento físico e mental do corredor. Correr é uma atividade que requer muita preparação e treinamento.

Existem vários métodos de treinamento voltados para corrida, contudo, os mais utilizados até hoje e que fazem parte de qualquer planejamento (programa de treinamento) de um atleta, desde o iniciante até o atleta de alto rendimento, são:

Corrida básica: Esses treinos são feitos em uma intensidade baixa, permitindo que o sistema de energia aeróbico forneça a energia para os músculos em atividade. Na corrida básica se percorre uma distância curta ou média em um ritmo de passada natural. Essa forma de treino estimula a melhora da capacidade aeróbica e da resistência do corredor.

Corrida Longa (Longão): São usadas para construir a resistência no sistema cardiovascular, sistema muscular e, progressivamente, treinar o corpo para se tornar cada vez mais eficaz em relação à utilização do oxigênio, aumentando, assim, a capacitação máxima do mesmo, elevando o VO2Max. Também é utilizada para a tolerância mental, pois o atleta é submetido a horas contínuas correndo sem parar.

Corridas intervaladas e/ou ‘Fartlek’: São utilizadas no intuito de aumentar o VO2Max, limiar anaeróbico, potência e força em corredores avançados. Esse tipo de método trabalha com intensidades bastante superiores às corridas contínuas. A variação nesse tipo de corrida ocorre no tempo, na velocidade, na distância e nos intervalos de descanso, basicamente.

tipos de corrida - correndo a mil - rep eu atleta

Imagem: Reprodução / Correndo a Mil / Eu Atleta

Corrida em Subidas (ladeiras): A adição de treinamento em subidas, durante a preparação, é importante não só porque o atleta estará sujeito a se deparar com uma ladeira em alguma prova que participar, mas também com o intuito de melhorar sua força específica. Esse tipo de treino visa aumentar o limiar anaeróbico, ou seja, condicionar o corredor para sustentar um ritmo intenso de velocidade por períodos prolongados de tempo.

Corrida de Progressão: Esse tipo de treino objetiva aumentar o limiar anaeróbico. Dessa forma, possibilita aumentar o ritmo de velocidade (de forma progressiva) por períodos prolongados de tempo.

Corrida de Tempo: Seu objetivo é treinar a velocidade contínua. Geralmente, se estipula um determinado tempo limite e o corredor procura percorrer a maior distância dentro do tempo previsto – ou o inverso: a determinação de uma distância para o corredor percorrê-la no menor tempo possível. A velocidade deve ser rápida, no entanto, o corredor deve saber avaliar a intensidade aplicada para que consiga finalizar o treino em boas condições. O método visa aumentar o limiar anaeróbico, ou seja, condicionar o corredor para sustentar um ritmo intenso de velocidade por períodos prolongados de tempo.

Corrida Regenerativa ou de Recuperação: É uma corrida em ritmo leve e confortável para o corredor. Geralmente, é feita após a disputa de uma competição ou treino intenso, visando a recuperação física.

Todos esses treinamentos são importantes e usados para diversas distâncias. Especificações de cada treinamento devem ser aplicadas conforme o programa de treinamento personalizado para cada corredor e objetivo. É sempre válido alertar que é essencial uma avaliação médica antes de começar a praticar a atividade de corrida.

Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Referência: CRAWFORD C. Training For the Half-Marathon. NSCA´S Performance Training Journal. 7(2); 15-18, 2008.

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