XTerra Camp Ibitipoca: Atletas superam os próprios limites no duathlon

* Priscila Oliveira; Foto: Hugo Keyler

Quem acompanhou de perto ou viveu a experiência de encarar o Duathlon do XTerra Camp Ibitipoca não teve dúvidas: essa foi uma das etapas mais disputadas do calendário nacional nos últimos tempos. Cerca de duzentos atletas se dividiram entre as categorias Profissional e Amador da modalidade, sendo desafiados numa prova de 3km de trail run, 23km de mountain bike e outros 8,2km de trail run pelas montanhas do distrito de Conceição de Ibitipoca, em Minas Gerais, no último sábado, 19.

DSC_0315

Após ficar em 2º na etapa de Tiradentes, Marcelo Manoel foi o grande nome do duathlon em Ibitipoca (Foto: Hugo Keyler)

De vice a campeão

Na Elite, o mineiro de Lambari, Marcelo Manoel (Apuã Verticais/ Bigorana Bike), foi o grande nome do desafio, cruzando a linha de chegada em 02h25min. “Já tinha participado do XTerra três vezes: numa maratona em São Lourenço, onde fiquei em 4º, e duas no duathlon em Tiradentes – não completei a primeira prova, mas consegui ser vice-campeão na segunda. Achei o percurso de Ibitipoca muito duro, mas vinha me preparando bem para esse tipo de percurso, porque comentaram comigo que seria uma prova bem pesada. Não esperava ser campeão, pois estava com adversários muito fortes, mas, graças a Deus, estava bem preparado e consegui alcançar o primeiro lugar”, revelou.

Morador da região Sul do estado, próximo às cidades de Varginha. Caxambu e São Lourenço, o vencedor da categoria foca nos treinamentos para seguir com tudo na jornada esportiva. “Meu irmão, Marcos André, me aconselhou a participar dessas provas, Elas são muito duras, mas resolvemos encarar. Como não faço triathlon, não vou participar da etapa de Ilha Comprida, mas estou de olho em Ilhabela. Meu foco central mesmo é Tiradentes. Nessa, com certeza, eu estarei e tenho intenção de fazer outras competições de duathlon este ano”.

Pódios profissionais

O pódio do Duathlon Elite contou com Bruno Augusto Silveira em 2º, Rogério Silva de Paula em 3º, Stenio de Andrade Bezerra em 4º e Eduardo Jurevics Marcolino (Ceepo/ Hammerhead/ Frabricio) no masculino. A belo-horizontina Isabella Ribeiro (Specialized/ Starminas) venceu no feminino, com 03h18min de prova, e foi premiada ao lado de Márcia Helena de Paula Matos (No Limits, 2º), Laura Mira Dias (DM Sports – Verde Campo/ Oggi, 3º) e Monalisa Vieira (Baba, 4º).

DSC_0330 (2)

Iniciante no duathlon off road, Pablo Casadio foi vice entre os amadores da categoria 25-29 (Foto: Hugo Keyler)

Destaque de JF na faixa

Por faixa etária, mais especificamente na 25-29, o juiz-forano Pablo Casadio (Inspire) chegou ao vice-campeonato entre os duatletas amadores e garantiu uma dos melhores lugares entre os representantes da cidade na competição. “Achei a prova muito dura, muita bacana. O duathlon exige muita técnica de quem está fazendo e as pessoas que vem do mountain bike ou que já pedalam há mais tempo, como eu, tem um retorno melhor nas provas mais técnicas de MTB. Mas, também entra a questão da trail run, da corrida cross country, que também exige técnica. Estou começando agora nesse tipo de prova, querendo me aprimorar para melhorar mais, porque em Ibitipoca, por exemplo, a prova não estava tão movimentada quanto em Tiradentes, mas superou a disputa que encontramos lá. Aqui a prova é muito técnica, o tempo de conclusão é muito parecido, mas a distância é menor. Muito mais difícil de completar; é preciso estar mais preparado para subir e descer morro bem”, avaliou após subir no pódio.

Apesar da fase de adaptação ao “Quem fez Ibitipoca com certeza pegou uma das provas mais difíceis do XTerra. As pessoas que já fizeram outras etapas comentaram isso. É bacana, porque essa prova deve permanecer no circuito e, ao mesmo tempo, o calendário ganha uma prova muito mais legal. Gostei muito do meu resultado, apesar de não ter tanta referência pessoal nesse tipo de competição. Sei que ainda posso melhorar muito, principalmente na bicicleta. Tudo é viável, basta se dedicar”.

Clique AQUI para conferir os resultados do XTerra Camp Ibitipoca.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *