Atletismo da 12ª Semana Paralímpica acontece dia 24

Terminam hoje, 17, os cadastros para o atletismo da 12ª Semana Paralímpica. Os interessados devem ser inscrever até as 18h, na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL – Avenida Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha), sendo permitida  a participação em até três modalidades. A ficha e o regulamento dos desafios estão disponíveis AQUI.

Quinta modalidade a ser disputada no evento e marcado para a próxima sexta-feira, 24, a partir de 8h30, na Faculdade de Educação Física da UFJF, o atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual em provas como corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto nas categorias masculinas quanto nas femininas. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.

Nas provas de pista, os paratletas com deficiência visual podem ser acompanhados de guias, que orientam a direção da corrida (Foto: Divulgação)

Os deficientes visuais podem ser acompanhados por guias nas provas de pista, que se limitam apenas a orientar a direção da corrida do atleta, sem puxá-lo, sob pena de desclassificação. Já nas provas de salto, é permitido o auxílio de um chamador, que guia o atleta com palmas e com a sua voz.

Semana Paralímpica

Promovido pela SEL, através da Supervisão de Esporte Adaptado, do Departamento de Lazer e Exercício Físico, a Semana Paralímpica tem como finalidade oportunizar momentos de socialização, confraternização, motivação e apresentação das habilidades esportivas da pessoa com deficiência. O evento acontece duas vezes por ano: em maio, em comemoração ao aniversário de Juiz de Fora; e em setembro, em alusão ao Mês da Pessoa com Deficiência.

A atração reúne pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, alunos deficientes de programas da Secretaria de Esporte e Lazer, de entidades ou de escolas públicas e particulares, nas modalidades atletismo, natação, bocha, futebol, goalball e polybat.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a 12ª Semana Paralímpica.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *