COPA ESTRADA REAL: IV Enduro de Belmiro foi marcado por comemoração entre amigos

Títulos foram mais que festejados nas categorias da segunda etapa de 2014 
No pódio da Master, Marco Túlio Faria (5º), Gilson Mendes (4º),
Adriano Zampieri (3º) e o campeão Vinicius Mendes  (foto: Angelo Savastano)

Se para muita gente a chuva do final de semana incomodou, para os pilotos de Minas Gerais foi um aperitivo a mais para a disputa da segunda etapa da Copa Estrada Real de Enduro de Regularidade. O IV Enduro de Belmiro Braga, que aconteceu neste domingo, 23, reuniu 78 trilheiros numa série de dificuldades técnicas entre a cidade e o distrito de São Tomé das Três Ilhas, onde ocorreu o neutro principal. A confraternização entre amigos foi marca registrada da disputa, que teve o jovem Vinicius Mendes (Pedreira Santa Mônica / Planalto Consultoria / Apriori), de Santos Dumont, como grande campeão da categoria Master, com 2.117 pontos em 85km de prova.

“Ganhei a primeira edição do Enduro de Belmiro e fui em busca do bi, só que não vinha de uma maré boa. Fui obrigado a abandonar a abertura em São Tiago, por falha mecânica, mas dessa vez deu tudo certo. Consegui acertar algumas referências na parte da manhã e me saí bem, porém, a disputa foi bem mais apertada à tarde. A prova foi muito boa, bastante técnica e com uma planilha que exigiu atenção extra. A trilha escolhida foi o ponto forte, porque trouxe muita novidade”, afirmou Vinícius.

Parceria de sucesso

Enquanto ele comemorou o primeiro lugar na categoria principal, o amigo Breno Rezende (Apriori Racing Team) viveu a mesma alegria, só que em outro pódio. Acostumado com o circuito off road, ele venceu a Senior com 3.097 pontos, depois de passar dois anos longe das corridas de moto. “Resolvi ir com os amigos, para brincar. A prova tinha alguns balaios e desenhos um pouco confusos, que fizeram muita gente errar, inclusive eu. Mas a navegação do rally me ajudou e consegui ser mais rápido para me achar nas referências. À tarde, a prova foi mais tranquila e consegui andar muito bem, fui o piloto que perdeu menos pontos na segunda etapa”.

Os amigos e campeões das categorias Senior e Master, Breno Rezende e
Vinicius Mendes (foto: arquivo pessoal)

Mas a alegria não parou por aí, já que outros amigos também alcançaram excelentes resultados na disputa. “Larguei 30 segundos atrás do Thiago Procópio (Predreira Santa Mônica / Planalto Consultoria / Apriori Racing) e isso ajudou um pouco porque, às vezes, ele dava uma ‘erradinha’ e, quando eu estava chegando e o via voltando, acabava acertando no erro dele. Mas, no final, o objetivo foi alcançado: ganhei a prova, ele ficou em segundo e os outros amigos ganharam na Master, Over 40 e Over 50”, complementou Breno.

Em resposta ao conterrâneo juizforano, o piloto Robert Schmitt (Motolife), campeão da Over 50 com 12.373 pontos, foi claro e objetivo sobre o evento. “Foi bem organizado. A prova estava ótima, mas bastante tenebrosa de navegar. Ainda bem que a chuva deu uma canja, senão a coisa ia ficar feia”, comentou. Antes de embarcar para uma viagem internacional a trabalho, ele fez questão de lembrar da concorrência. “Infelizmente, estarei fora da próxima etapa, porque só volto dia 7 de maio. então, vou deixar o Gilson Véio ganhar uns pontos de frente”.

Na Over 40, quem ficou no topo do pódio foi o juizforano Edmilson Carlos Araújo Campos (Gaia MX), com 4.292 pontos. O piloto Itamar Silva Ramos Junior (Itamar Junior Móveis / Casa Nobre Materiais de Construção), de Nova Friburgo, fez jus à participação do Rio de Janeiro no campeonato e venceu a categoria Júnior com 7.066. Quem completou a premiação foi o Novato Everton Marques de Souza Barbosa (Clinicar), também de Juiz de Fora, 5.048 pontos.

Promessa cumprida

Segundo o organizador do IV Enduro de Belmiro Braga, Anderson Santiago (Boka), que também é responsável pela cronometragem e apuração das provas da Copa, tudo saiu dentro do planejado. “Eu disse que seria a melhor, e foi. Tivemos algumas alças e balaios bem técnicos, que, somados ao terreno molhado, fizeram com que os pilotos perdessem pontos. Venceu quem estava mais concentrado na planilha”.

Thiago Procópio nas trilhas do IV Enduro de Belmiro Braga
(foto: Angelo Savastano)

Para o diretor de propaganda e marketing do Trail Clube Rompe Barro Off Road, Marcos Eustáquio (Marcão), outros destaques foram a entrega dos troféus pelo prefeito e a participação dos moradores durante a cerimônia de premiação, na praça central da cidade. Piloto da Over 40 e vice-campeão da categoria, vencida por Edmilson Carlos Araújo Campos (Gaia MX / 2.284 pontos / Juiz de Fora), ele concordou com a organização.

“A média estava muito justa e qualquer erro levava a um consequente atraso. Além de muita trilha, a prova foi muitíssimo exigente na navegação, com muitos balaios e pegadinhas, que fizeram muitos pilotos se perderem. Na verdade, a navegação foi o que definiu a prova. Quem conseguiu interpretar melhor a planilha, principalmente na parte da manhã, ficou com as melhores posições”, encerrou.

Enduro da Asa

Após passar por São Tiago e Belmiro Braga, a Copa Estrada Real de Enduro de Regularidade segue seu percurso pelas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A terceira etapa está prevista para o dia 13 de abril, com a realização de mais uma edição do Enduro da Asa em Santos Dumont. Até o final do ano, outras seis etapas estão programadas: Enduro do Queijo (Antônio Carlos, 18/05), Enduro das Lajes (Resende Costa, 08/06), Enduro da Banana (Santa Bárbara do Tugúrio, 20/07), Ibitipoca Off Road (Juiz de Fora, 02 e 03/08) e Enduro da Manga (Ubá, 28/09). A grande decisão do campeonato acontece no Inconfidentes Off Road, em Tiradentes, no dia 28 de setembro.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *