Corredores de montanha aumentam número de troféus no Campeonato Fluminense

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: arquivo pessoal / Caju Esteves

fluminense de montanha petrópolis volta caju com troféu - pessoal

Caju Esteves, o Caju, com seu troféu de 2º geral nos 12km (Foto: arquivo pessoal)

Novamente, o Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha coroou a participação dos representantes de Juiz de Fora e região. Os percursos –  dessa vez com 6km (Curto), 12km (Longo) e 18km (Meia) por Petrópolis, na região serrana do Rio –  se renderam à qualidade técnica dos atletas e ainda levaram a organização a “improvisar” uma modalidade extra. Ao todo, foram 11 troféus.

Vice-campeões dos 12km, com direito à torcida apaixonada

Dono de uma vitória e um vice-campeonato até então, Caju Esteves (Inspire/ Corpo e Cia./ JF Mountain Club/ Minas Cell/ Lakshmi/ ACP Suplemento/ Raigiltec/ Grimaldo’s/ Rumo Certo) voltou ao 2º lugar geral da prova longa, após 01:28:58. “Percurso bem difícil. Me senti bem o tempo todo, mas o primeiro colocado (Luiz Nei Resende) saiu bem forte e não deu para pegá-lo. Mesmo assim, continuo em primeiro no ranking. Agora meu foco é a KTR (Kailash Trail Run). Sei que vai ser muito diferente, por causa da altitude, mas vou continuar treinando forte”, antecipou, se referindo ao próximo desafio, no dia 25 de abril, em Passa Quatro, Sul de Minas.

fluminense de montanha petrópolis volta thais matta na chegada - pessoal

Num click do namorado, Thais Matta na chegada (Foto: arquivo pessoal)

Gilson Alves Fasolato (JF Mountain Club) venceu a faixa 50-54; Christofer Martins Miranda ficou em 5º na 40-44; Tadeu Classe ganhou a 25-29; Mauro Célio Rodrigues, de Rio Novo (JF Mountain Club/ Jaguar), terminou em 9º na 40-44; e Arthur Gomes Júnior (JF Mountain Club) chegou em 5º na faixa 45-49. Enquanto isso, na prova feminina, Thais Matta (IV Clima/ #CorrendoComAsAmigas) alcançou o segundo vice-campeonato, com tempo de 02:09:02. “Não foi uma prova fácil. Bem técnica, percurso bem difícil, com direito à “escalada” nas pedras, trilha muito fechada e bem escorregadia, muito tronco, raiz, cipós… Mas os treinos pelas trilhas de Juiz de Fora me ajudaram muito e, apesar de ter sido a etapa com percurso mais difícil, não foi a que tive mais dificuldade. Amei tudo, inclusive o visual lá de cima, da Pedra do Elefante. Foi maravilhoso”.

Para ela, outro fator tornou a nova conquista ainda melhor: a fiel torcida do namorado, Rafael Müller. “Ele está sempre comigo na linha de chegada, me esperando e vibrando muito. Esse apoio é essencial para mim”, complementou. A conterrânea Meiry Margareth Santos (JF Mountain Club) fechou os 12km como primeira colocada entre as concorrentes de 50 a 54 anos.

Clique AQUI para conferir a classificação geral da etapa de Petrópolis.

fluminense de montanha petrópolis volta chica - pessoal

Evandro Chicanelle se inscreveu nos 18km, percorreu 24km, mas ainda garantiu o 3º geral da meia maratona (Foto: arquivo pessoal)

Meia maratona de surpresas

Inscrito na Meia Maratona, que contou com 18km ao invés dos tradicionais 21km, Evandro Chicanele (Inspire) se surpreendeu ao vencer a categoria Endurance – não prevista no cronograma do evento. “Estava liderando a prova até o Km 8, mas o staff me indicou o caminho errado. Eu e outros seis atletas corremos mais 6km. A organização viu que errou. Domingo era meu dia de ganhar os 18km… Fiquei um pouco chateado na hora, mas depois passou. Fiquei feliz por saber que os treinamentos estão dando certo, porque fui pensando na prova da KTR”.

Pela cronometragem oficial, mesmo percorrendo 24km, o atleta ficou com a 3ª colocação geral nos 18km por concluir a disputa em 02:57:37 – cerca de dois minutos após o amigo, colega de equipe e vice-campeão Eloiso André. Ainda de acordo com os tempos divulgados pelos organizadores, Marcos Pereira (Clube Bom Pastor) ficou em 5º na faixa 50-54, enquanto Lúcia Coelho (Vidativa) venceu a 35-39 e Sarah Rezende (SaúdePerformance) foi a 5ª geral.

Curto e próximas etapas

Já nos 6km, os destaques foram Luiz Bastos (Inspire), campeão geral; Alisson Reis, campeão da faixa 35-39; e Rodrigo Dornellas, 3º na 35-39. Dando continuidade à temporada, o Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha chega à Praia de Araçatiba, em Ilha Grande, no dia 17 de maio. Em seguida, os atletas enfrentam as etapas  de Três Picos (14/06), Engenheiro Paulo de Frontin (11/07), Penedo (15/08), Maromba (13/09), Paraty (18/10) e Sana (08/11), onde termina a competição.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *