Corrida e Caminhada de São Sebastião movimentam Senador Cortes domingo

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: Reprodução: Clube de Corrida

foto igreja

Parte do que for arrecadado com o evento será destinado à Igreja Matriz (Foto: arquivo pessoal / Flaviano Souza)

Retomada no ano passado após mais de duas décadas inativa no calendário esportivo da região, a tradicional Prova de São Sebastião, em Senador Cortes, volta a acontecer em homenagem ao padroeiro da cidade neste domingo, 18, trazendo, além da corrida de 7km e da caminhada de 4km, uma etapa infantil e outra novidade: cronometragem com chip. As atividades incluem arrecadação de recursos para a Igreja Matriz e a Instituição Dojoshogun, através da venda de sanduíches naturais e salgados assados durante a programação. A organização também arrecada litros de leite para o Hospital Ascomcer, de Juiz de Fora.

Cada vez melhor

Superando a média de inscritos do ano passado, para essa edição já estão confirmados mais de 200 participantes nas provas adultas, enquanto cerca de 50 crianças são esperadas no circuito Kids. Pelo menos doze cidades devem ser representadas no evento, que oferece novos momentos de alongamento e dança com o professor “Baiano” (o mesmo que agitou as atividades em 2014), além de uma farta mesa de frutas para que corredores e caminhantes recarreguem suas energias.

O percurso está mantido, com largada às 8h, na quadra do Estádio Municipal, contornando o centro de Senador Cortes e passando pela estrada que liga a Mar de Espanha, de onde retorna ao ponto de partida. Dessa vez, os cinco primeiros colocados gerais masculinos e femininos, assim como o primeiro de cada faixa etária, ganham troféu. Todos os participantes que completarem o trajeto recebem medalha.

Clique AQUI para acessar a página da Corrida e Caminhada de São Sebastião na internet.

Motivação para todas as idades

corrida 2014

Quando foi retomado, em 2014, o evento contou com atletas profissionais e amadores de destaque na região. Este ano, número será ainda maior (Foto: arquivo pessoal / Weliton Andrade)

Segundo o corredor Flaviano Souza, que responde pela organização com a equipe Tartaruga, um dos objetivos da São Sebastião com a mini-corrida é despertar o interesse da comunidade local e de toda a região para a modalidade, não só com a prática pelas crianças, mas pela adesão de jovens e adultos ao esporte. “Do ano passado para cá, percebemos algumas melhoras, mas elas acontecem principalmente às vésperas da prova. Depois, infelizmente, poucas pessoas continuam com os treinos frequentes, e isso explica o baixo número de inscritos para a corrida – a maior parte dos cadastros pelos moradores de Senador Cortes continua sendo para a caminhada. Por esse motivo, estamos tentando investir nas crianças”, explica.

Para ele, umas das principais apostas entre os senador-cortenses na corrida é o jovem Jonas Gabriel Cintra, de 18 anos, que tem se dedicado aos treinos e promete servir de motivação e exemplo para o surgimento de novos atletas mirins no município.  Por esses e outros motivos, não faltam expectativas para que o evento seja um sucesso novamente. “Este ano será muito melhor, se Deus quiser. A Tradicional Prova de São Sebastião vai ficar super bacana, todos os participantes vão gostar”, finaliza o organizador.

Ainda dá tempo

Quem ainda não se inscreveu deve se apressar, pois os cadastros seguem até amanhã, 15, pelo telefone (32) 8405-5116. A organização alerta os participantes a não deixarem de levar um litro de leite no dia da prova para posterior doação ao Hospital Ascomcer.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *