Covid-19 suspende eventos e programas esportivos em JF e região. JEMG também é adiado

*Reportagem: Priscila Oliveira

Os desdobramentos da disseminação do novo coronavírus em todo o mundo são sentidos com frequência. Nesta sexta-feira, 20, até o fechamento dessa matéria, os órgãos oficiais de saúde confirmam 970 infectados pela Covid-19 no Brasil, com 38 casos confirmados da doença em Minas Gerais, sendo cinco em Juiz de Fora. Ao todo, chega a 11 o número de mortes no país (nove em São Paulo e duas no Rio de Janeiro), que agora passa ao estado de calamidade pública.

Com mais de 700 municípios inscritos a uma semana do fim do prazo, Jogos Escolares de Minas é adiado (Foto: Tiago Ciccarini)

Entre os desdobramentos mais recentes no meio esportivo está o adiamento dos Jogos Escolares de Minas (JEMG), maior competição entre instituições públicas e particulares do Estado. Com inscrições previstas até o próximo dia 27, a organização já contabilizava mais de 700 municípios inscritos quando fez o anúncio, no final da tarde de hoje. “A medida visa a proteção dos milhares de estudantes-atletas envolvidos, seguindo as orientações das autoridades brasileiras de saúde. O Governo de Minas, por meio da coordenação do JEMG, vai continuar no monitoramento da situação do Coronavírus no Brasil, podendo seguir o curso normal das atividades, assim que a situação estiver normalizada e de acordo com as leis vigentes”.

Ainda em âmbito estadual, a Federação Mineira de Atletismo (FMA) foi uma das primeiras a modificar seu cronograma. Sábado passado, 14, ela comunicou o cancelamento de todos os festivais programados no período de 16 de março a 1º de maio, visando “a manutenção da saúde dos atletas, técnicos e comunidade do Atletismo, considerando as recomendações do Governo Federal e Estadual de Atletismo referentes à declaração de Pandemia da doença pela Organização Mundial de Saúde, as orientações da World Athletics, CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ações em relação às competições e eventos da FMA previstos no calendário oficial 2020″.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, um decreto editado pelo prefeito Antônio Almas, na quarta-feira, 18, proíbe “eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos”, bem como o “funcionamento de academias de ginástica”. No dia anterior, 17, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) suspendeu atividades dos programas JF Paralímpico, JF Esporte e Cidadania, Heróis do Futuro e Bom de Bola, bem como as copas e campeonatos em andamento, além de reiterar a suspensão do Campeonato Mineiro 2020, com partidas previstas para o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Na esteira dessas decisões, também foi oficializado o adiamento das provas do 34º Ranking de Corridas de Rua.

Assim como a 5ª Corrida Unimed, provas da Inter Construtora e do Bahamas estão comprometidas no Ranking (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

O circuito oficial de rústicas da cidade foi o primeiro na região a ter a programação recuada em virtude do coronavírus – fato que se deu a partir do adiamento da 5ª Corrida Unimed, na quinta-feira anterior, apenas três dias antes de sua realização, marcada para o último domingo, 15. A perspectiva é de que tanto a prova, prevista como segunda etapa do calendário local, quanto as duas seguintes (1ª Corrida Inter Construtora, 05/04; e 2ª Corrida do Bahamas, 26/04) tenham as datas comprometidas, colaborando, assim, com as recomendações de distanciamento social e isolamento domiciliar.

Os participantes inscritos na Unimed devem ficar atentos, pois o prazo para pedido de reembolso continua sendo a próxima segunda-feira, 23 – através do site Corridão, apenas para quem se inscreveu pela internet; e na Academia Fibratech (Rua Santo Antônio, 1.340, Centro), somente para os cadastros feitos presencialmente. Já para os atletas que tiverem garantido vaga na disputa da Inter, o procedimento para reembolso deve ser divulgado em breve pela organização – a cargo da VidAtiva nos três eventos.

Ranking G10 

Prevista para começar neste domingo, 22, a Tradicional Corrida Rústica de Guarani praticamente liderou o adiamento de provas nos municípios vizinhos. Etapa de abertura da segunda temporada do Ranking de Corridas G10 Zona da Mata, o evento lançou nota no início da semana, atendendo às “orientações do Ministério da Saúde, em prevenção ao Covid-19”. A exemplo de outras corridas, ainda não há data provável para reagendamento. Porém, a organização, coordenada pelo Diretor de Esportes e Lazer de Guarani, Juninho Guelber, enfatiza que “os inscritos já estão sendo contactados para mais informações, podendo solicitar reembolso do valor da inscrição”.

Etapa de abertura, que seria neste domingo, 22, foi adiada no início da semana (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Num primeiro momento, pelo menos a segunda e terceira etapas (Cataguases, 19/04; e Dona Euzébia, 03/05) serão igualmente afetadas no circuito. Entre as principais preocupações dos organizadores de toda a região está a dificuldade em vislumbrar o futuro diante de um calendário de corridas que já era apertado, antes mesmo da pandemia.

Zona da Mata e Vertentes

No Campo das Vertentes, a disseminação da doença também afeta o Ranking Corridão de Corridas de Rua de Barbacena, a começar pela cerimônia de abertura da competição, prevista para esta sexta-feira, 20. A organização informa que “a primeira etapa (Corrida do SAS, 22/03) também foi adiada. A nova data será definida e amplamente divulgada a todos por e-mail, redes sociais e página do evento”. Na Cidade das Rosas, estão igualmente suspensos o 3º Pedal Solidário e Maratona MTB CiclyFriends – Nas Trilhas do Instituto Padre Cunha (22/03), 1ª Corrida – Dia Mundial da Atividade Física – Unipac (05/04), 1ª Corrida Mandala (19/04) e 20ª Corrida do Jubileu de São José (21/04).

Em São João del-Rei, a decisão foi seguida pela Del Mundo Hostel Run (05/04), enquanto os registros de suspensão na Zona da Mata incluem a 24ª Corrida Rústica Correndo das Drogas (19/04) e o 3º Night Run (09/05), em Santos Dumont; o Desafio MTB Transmantiqueira, em Bom Jardim de Minas (26/04); e o Trail Run Piau (02/05). Por enquanto, estão definitivamente canceladas a Ultra D’Oeste Ultramarathon – Barbacena/Barroso/Tiradentes (25/04) e a 1ª Corrida e Caminhada de Aniversário de Leopoldina (26/04).

Leia mais: Equipes alteram treinos em prevenção ao coronavírus. Médico recomenda atividade física em casa.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *