Defina seu ritmo de corrida

ritmo de corrida de rua - rep domingos massa

Imagem: Reprodução / Domingos Massa

A corrida de rua é uma das formas mais antigas e rústicas de prática do exercício físico. Após o crescente aumento da atividade neste novo milênio, muitos detalhes tem sido discutidos para fazer a “diferença” no desempenho, como musculação, suplementação, roupas tecnológicas e informatização. No entanto, um aspecto importante em todos os níveis pouco tem sido discutido e pode contribuir muito no desempenho e no bem-estar. Esse aspecto é a “estratégia de corrida”.

Estratégia de corrida é um método de planejar o futuro da corrida/competição com fundamento nos treinos e em ocasiões já conhecidas e difundidas, seja por professores/técnicos, corredores mais antigos ou, até mesmo, corridas anteriores.

Fazem parte da estratégia: horas de sono, alimentação, hidratação, suplementação, repertório musical (para quem corre ouvindo música) e a velocidade de corrida.

Um bom corredor amador não deveria correr competindo com outros corredores. Sua maior competição deveria ser consigo mesmo, pois o tempo final de corrida, o “pace” e a passagem de cada quilômetro deveriam fazer parte da estratégia traçada antes do tiro de largada. Corredores experientes e bem treinados, geralmente, pouco variam sua a velocidade durante uma corrida.

Muitos fatores influenciam na escolha da estratégia. Nível de condicionamento, possibilidade de pódio e condição física do dia da prova, o que inclui frio, calor, umidade alta ou baixa, chuva, tipo de terreno etc.

ritmo de corrida sozinha - carmehil rep uol

Foto: Portal Uol / Reprodução Carmehil

Caso faça sua primeira corrida, não vá no embalo da multidão. Controle bem o seu tempo para não “morrer” no início da prova. Muitos corredores costumam iniciar a corrida num ritmo acelerado, bem acima daquele que costumam praticar em seus treinos. Parecem desesperados na largada e tendem a querer seguir o embalo daquela multidão que dispara, como se isso fosse ajudar. Não, não vai. Ao contrário, irá te prejudicar. Não adianta disparar em ritmo forte, pois você não aguentará manter esse pique durante todo o percurso e  terá que reduzi-lo drasticamente mais para frente, perdendo rendimento e sentindo suas energias minadas.

Quem já tem um tempo de pista, experiência em corridas, sabe que a largada extremamente forte não é uma decisão sábia. Um ritmo constante na prova é o mais saudável e menos desgastante. Corredores que não possuem ritmo constante sofrem muito, pois chegam ao cansaço extremo muitas vezes , e o desgaste físico e mental torna-se muito grande.

Aquecer antes do tiro de largada ajuda a entrar no ritmo e diminuir a tensão. Caso tenha dificuldade em dormir no dia anterior, faça alguma atividade leve à tarde (caminhada, trote), porém, não faça exercício na parte da noite, pois isso poderá dificultar o sono. Coma alimentos leves. A estratégia ajuda a diminuir o nervosismo e deixa o corredor mais consciente.

Controle a ansiedade e projete sua estratégia de corrida para superar seus limites e bater suas metas individuais com muita saúde.

Bora praticar saúde, e boa prova!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Fonte: Livros Corrida – Ciência do Treinamento e Desempenho (Phorte Editora) e
Treinamento de Corrida de Rua – 3ª Ed. (Phorte Editora)

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