Musculação: De volta aos treinos

de volta aos treinos de musculação - foto zero hora rep ginástica e cia

Foto: Zero Hora / Reprodução Ginástica e Cia

Olá, Caros Leitores!

Passadas as festas de fim de ano e a maratona de confraternizações, chegou a hora de retomarmos a rotina de treinos e recuperar a força, o condicionamento e eliminar aqueles quilinhos extras que ganhamos com as extravagâncias.

É importante lembrar que, depois desse longo período de treinos irregulares ou até mesmo de inatividade, o corpo não responderá da mesma forma como da última sessão de treino. Devemos retomar gradativamente o ritmo, volume e intensidade dos exercícios. Para que você não corra riscos e tenha um retorno seguro e eficaz, vamos dar algumas dicas que contribuirão para seu sucesso.

Primeiramente, devemos atentar que viemos de um período com ingestão de comidas calóricas e bebidas etílicas (com álcool), que normalmente não compõem nosso cardápio. Portanto, lembre-se de hidratar-se bem antes de qualquer atividade e alimente-se de forma leve e com alimentos nutritivos. Vale consultar um especialista em nutrição, para que organize um plano alimentar de acordo com suas necessidades.

Não se arrisque retomando a mesma rotina de exercícios que terminou o ano:

– Se você se ausentou por um período inferior a 10 dias, pode executar sua série anterior, porém, procure trabalhar com uma redução da carga dos exercícios de 30%. Após 7 dias, volte com sua carga normal;

de volta aos treinos de musculação - rep sport e muscle

Imagem: Reprodução / Sport & Muscle

– Se você se ausentou por um período de 15 a 20 dias, além de redução das cargas de trabalho, é interessante que também se faça uma redução no volume da sessão (número de séries, repetições e exercícios). Procure o professor responsável para que ele possa reorganizar sua ordem de exercícios. Aumente gradativamente as séries de cada exercício. Assim como a carga de trabalho, após dez dias, experimente executar a planilha completa do ponto onde havia interrompido;

– Se você se ausentou por um período superior a 20 dias, com certeza ocorreu um destreinamento de suas capacidades físicas. O mais aconselhável é que uma nova rotina de treino seja planejada e um novo teste de carga seja realizado para que a planilha de treino esteja de acordo com sua condição atual.

O mais importante é que você não exagere nos treinos. Sua forma física voltará com o tempo, e não no dia seguinte ao retorno. Portanto, controle a ansiedade e nada de medidas inconsequentes para voltar ao ponto de onde parou. Não é seguro, e muito menos salutar. Lembre-se de que estamos iniciando o ano e o que você mais tem é tempo para entrar em forma.

Para aqueles que fizeram promessa e planejaram se tornar ativos em 2015, é uma ótima hora para começar. E o melhor de tudo: com apenas 3 sessões de 45 minutos de musculação por semana, você obterá resultados permanentes em seu físico e saúde, iniciando o ano com a melhor mudança de todas…

Toda transformação começa com uma pequena mudança em antigos hábitos. Não espere, comece agora mesmo com uma pequena rotina de exercícios, evolua devagar e gradativamente, e veja em dezembro o tamanho da sua transformação.

E AÍ, ACEITA O DESAFIO?

FELIZ ANO NOVO, E ÓTIMOS TREINOS…

Forte abraço, e até a próxima!

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Sócio-Proprietário da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG

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