NUTRIÇÃO: Chocolate – Benefícios para o exercício e a saúde

Recentemente passamos pela Páscoa, que é uma data que pode colocar em risco a boa forma, pois, com o excesso de chocolate, as pessoas consomem muitas calorias.

Mas, o chocolate é mesmo um vilão? Vamos conhecer mais esse doce alimento!

Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício.

chocolate para exercício e exercício -rep safra supermercados

Imagem: Reprodução / Safra Supermercados

Outro benefício do consumo regular de chocolate está relacionado à saúde cardiovascular, ou seja, redução da pressão arterial, do colesterol total e LDL.

Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua composição.

É importante estar atento também à quantidade a ser consumida, pois o chocolate contém alto teor de calorias (100g de chocolate fornecem cerca de 500 calorias) e, portanto, pode contribuir para o ganho de peso. O ideal é limitar o consumo a 30 gramas por dia. Por isso, antes de devorar chocolate, saiba que as calorias extras vão demandar dias a mais de exercícios.

E lembre que a capacidade do chocolate de melhorar a saúde e o desempenho físico deve ser considerada no contexto de uma alimentação balanceada.

Até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / Bolsa de Mulher

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *